Um Passeio Virtual em 3D por Cavernas !

Tempo de leitura: 15 minutos

Internet, Fotografia e Tour Virtual

Nos dias de hoje é comum que ao planejar um roteiro de viagem, um passeio turístico ou a visita a qualquer novo local, que se faça a consulta anteriormente por informações e, principalmente,  imagens do local a ser visitado.

A popularização da internet, juntamente com a das fotografias digitais, possibilitou nos últimos anos que qualquer pessoa possa conferir alguns pontos de vista de passeios naturais, imóveis para alugar e até de obras de arte em museus na versão digital, tudo antes, para se ter certeza de que vale mesmo a pena o deslocamento para apreciar pessoalmente.

Além das vantagens claras da praticidade e da tranquilidade de se evitar surpresas, vale destacar também que as fotografias tem papel importante na educação e na inclusão social, pois, nem sempre, pessoas que estejam distantes ou que tenham dificuldades de locomoção podem visitar tais locais – por mais que o desejem.

Mais do que transformar espaços reais em escaneamentos 3D e fotografias 360º, a empresa iTeleport (startup de tour virtuais 3D e 360) permite que usuários vivenciem virtualmente ambientes dos mais diversos em sua plataforma, com uma incrível sensação de presença e realismo, e sem sair de casa, do escritório. As visitas podem acontecer seja acessando por computadores, smartphones, tablets e até óculos de realidade virtual.

 

A Tecnologia de Escaneamento 3D e Fotografia 360º

A técnica de escaneamento dos ambientes é semelhante aquele aplicado pelo Google Street View, a grande diferença é que se utiliza um conjunto de sensores infravermelhos em um equipamento mais compacto. Outra vantagem é que este sistema é financeiramente mais acessível do que a tecnologia baseada em sensores a laser, chamada de LiDAR.

O processo funciona rotacionando o equipamento em média a cada 1 ou 2 metros percorridos no interior do ambiente, o que gera uma nuvem de pontos representativa do ambiente de maneira tridimensional. A cada giro são captadas também imagens panorâmicas em alta definição de cada pontos de vista. Passo a passo, essas informações vão sendo unidas e, aos poucos, a geometria do ambiente vai sendo construída e armazenada.

Por fim, todos estes dados são processados e geram a visualização do projeto final, acessível pela internet, onde usuários conseguem passear facilmente pelo ambiente, visualizar todas as fotos 360º e ver o o modelo escaneado 3D de todos os ângulos. Nuances de cor e até mesmo a textura de alguns detalhes que passariam despercebidos com outras plataformas, aqui são reveladas e destacadas.

Além da incrível visualização, é possível também obter inúmeras medidas com precisão, extrair plantas baixas no caso de imóveis, e até exportar o objeto 3D do espaço digitalizado para softwares de edição – como AutoCAD, 3D Studio Max e SketchUp.

Para se ter uma ideia de tempo de trabalho VS metragem mapeadas nesta técnica, casas, apartamentos e espaços comerciais mobiliados, com cerca de 100 metros quadrados, podem ser digitalizados em 3D/360 em apenas 2 horas. É exatamente por causa disso que este recurso tem atraído a atenção do mercado imobiliário.

Seja para potencializar sites de aluguel e venda de imobiliárias ou incorporadoras, diversas delas já contam com a prestação do serviço nas regiões Sul e Sudeste – uma facilidade que faz crescer a demanda pela tecnologia cada vez mais.

 

A Primeira Caverna Mapeada com a Tecnologia no Brasil

No município de Jequitibá – MG, esta nova experiência virtual revelou as belezas de uma imensa caverna que se desenvolve nas rochas calcárias da Serra do Baldim. A Lapa do Rato, caverna que conta com mais de 600m de desenvolvimento linear, foi escaneada em Janeiro de 2018.

O ambiente 3D criado suscita o interesse de conhecer pessoalmente o local, mas também de divulgar esse imenso patrimônio espeleológico.

 

Visite agora a Gruta do Rato clicando no ícone de Play no Teleport abaixo:

 

Qualquer pessoa com acesso à internet, a partir de hoje, pode fazer um passeio totalmente livre, ou conferir um trajeto guiado pela estrutura tridimensional do interior da caverna.

A tecnologia também permite a inserção de Alfinetes (Tags), que oferecem acesso a informações adicionais muito bem contextualizadas, como textos descritivos, vídeos online ou mesmo a outras imagens do ambiente.

Esperamos que tenham gostado do passeio virtual pela Gruta do Rato com esta incrível tecnologia, e que sintam-se motivados a visitar presencialmente esta e muitas outras belas cavernas por Minas Gerais e pelo Brasil!

 


 

iTeleport é uma startup de tecnologia em Visita Virtual para o mercado imobiliário. Desenvolvemos soluções de ponta que acompanham todo o ciclo de vida de empreendimentos, desde o marketing de lançamentos até a revenda e locação. Com quatro anos de operação, a iTeleport possui franquias em 5 estados e já produziu mais de 1.000 Teleports pelo país.

 


 

AUTORES:

Luciano Emerich Faria – Lattes

Doutorando em Química Orgânica pela UFMG, Professor no Centro Universitário Newton Paiva e Espeleólogo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp