A Realidade Aumentada deverá substituir as caras maquetes nos estandes de vendas!

A Realidade Aumentada deverá substituir as caras maquetes nos estandes de vendas!

Realidade Aumentada

 

Tempo de leitura: 15 minutos

O texto de hoje abordará e se aprofundará em como esta tecnologia substituirá as grandes e caras maquetes nos estandes de vendas, além de citar outros exemplos e benefícios que elas trazem, bem como tratar de como ganharam o seu espaço ao longo dos anos.


Poucos sabem, mas o conceito de Realidade Aumentada surgiu há mais de 50 anos, sendo em tese um sistema capaz de combinar o mundo real com elementos virtuais. Um dos primeiro casos mais proeminentes foi o de um projeto para a empresa de aviões Boeing, que facilitava a manutenção das aeronaves por mostrar, em um dispositivo, a origem e o destino de diferentes cabos.


Porém, do jeito que a tecnologia avançou atualmente, já é possível interações com a mesma sofisticação no cotidiano das pessoas, tendo ganhado espaço rapidamente no varejo, na indústria, na arquitetura, construção civil e mercado imobiliário.


O funcionamento da realidade aumentada


Para entender de fato como funciona a realidade aumentada, é necessário compreender quais elementos e características são necessários para a aplicação correta da tecnologia, caso contrário, não será possível conceber a experiência.Tais regras se aplicam na realidade aumentada, seja em um projeto para empresa de painéis elétricos ou de TI (Tecnologia da Informação). Entre esses elementos, podemos destacar:


  • Necessidade de uma imagem ou de ambiente real para servirem como marcador;
  • Câmera que captura a imagem do ambiente
  • Software que interprete o sinal transmitido pela câmera;
  • Objeto virtual a ser projetado na cena;
  • Dispositivo visual de saída.


Um marcador real é necessário para fazer essa ponte de ligação entre a tecnologia e a forma de interação. Pode ser um papel impresso com um desenho, como a marca de uma empresa, ou outra imagem qualquer  referência, ou pode também ser a própria cena ao redor. O marcador a ser utilizado depende totalmente do objetivo que cada um tem com a utilização da realidade aumentada .


Já a câmera será utilizada para enxergar o objeto e transmitir as imagens que ela capta ao software que aplica a tecnologia de maneira a fixar o objeto virtual na cena, por exemplo, podendo ser utilizada para exibir como ficará futuramente um novo serviço de instalação de painel solar ou até mesmo como ficarão na paisagem os projetos de casas novas.


Dependendo do marcador que for mostrado à câmera, o software realizará as devidas modificações e implantará os dados necessários para transformá-lo no que conhecemos como realidade aumentada, criando a ilusão dos objetos virtuais estarem sobrepostos ao mundo real.


Por fim, os dispositivos de saída, tradicionalmente a tela dos smartphones, mas que podem ser também uma televisão ou até mesmo a tela de um computador, transmitem o que se pretende para as pessoas de forma sobreposta, parecendo que é algo único.


Conheça algumas vantagens da tecnologia


Seja para apresentar junto a estruturas modulares para stands ou em feiras de eventos que promovem o trabalho, existem alguns benefícios e vantagens em se investir nesse tipo de tecnologia. Toda e qualquer decisão empresarial é pautada em quais benefícios a empresa em si ganha ao investir naquela estratégia, podendo ter retorno de forma de capital, otimização de tempo ou influência. 


Um exemplo de vantagem, é a maior comodidade para os olhos de quem visualiza o produto, ajudando a ter uma melhor visualização do espectro geral do que está sendo mostrado, mesmo que seja algo simples, como uma mesa de inox.


Quando pensamos nisso, é muito mais fácil para alguém compreender as funcionalidades de um projeto ou produto a partir de uma melhor interação e visualização, conseguindo analisar e visualizar a sua utilização de todos os lados.


Em situações mais técnicas, a realidade aumentada pode nos permitir também o melhor entendimento de projetos. Pensemos em um sistema de controle de acesso. Talvez apenas imaginar um não seja o suficiente para convencer o seu cliente, mas a partir do momento que ele consegue visualizar a sua utilidade e simular a interação com o sistema , a percepção muda.


A tecnologia permite também sobrepor novas camadas de informação sobre locais já existentes, o que permite ao mesmo tempo aprofundar o entendimento de um projeto já construído e criar uma sensação de encantamento no cliente, destacando o fornecedor da concorrência, por exemplo, exibindo em 3D uma casa que usa aço para construção em sua estrutura, o que a torna mais resistente do que uma outra apenas de concreto sem armação.


Mudar a forma como seu cliente enxerga o produto deve ser parte essencial de sua estratégia. Portanto, utilize o máximo de informações que puder para mudar o seu estado de interessado para necessitado.


Aplicações da realidade aumentada


Existem algumas aplicações muito populares que utilizam realidade aumentada para conseguir melhorar suas estratégias de negócio ou simplesmente porque a tecnologia se harmoniza muito com o setor ou produto.


Seguindo essa linha de raciocínio, os tópicos a seguir mostram algumas aplicações encontradas no mercado de trabalho. Confira:


01 – Maquetes para lançamentos imobiliários


No caso da maquete física para representar novos empreendimentos imobiliários, a realidade aumentada tem como benefício também a redução de custos, já que não são necessários tantos materiais. Por serem 100% digitais, as maquetes podem ser replicadas para um grande número de pontos de venda, podem ser levadas no bolso por centenas de corretores e ainda enviadas para que os clientes interessados na aquisição de um imóvel na planta visualizem novamente o projeto sem sair de casa, o que aumenta o engajamento com a compra. Também, ao final da comercialização, não há preocupações ou custos com armazenagem e desmontagem.

Inclusive, podemos dizer que o preço médio de uma maquet

e física, da mais simples a mais extremamente bem elaborada varia entre 25 e 200 mil reais, enquanto a mesma maquete desenvolvida utilizando realidade aumentada e um smartphone, fica em torno de apenas 12 a 20 mil.


02 – Engenharia e Arquitetura


Serviços de engenharia civil e arquitetura e urbanismo, são dois ramos que andam lado a lado a serviço da sociedade, e também são os que mais podem se beneficiar da tecnologia de realidade aumentada.


Fazer com que os clientes possam visualizar antecipadamente as mudanças que serão aplicadas aos projetos de suas casas, mostrar o posicionamento de instalações elétricas, hidráulicas e frigorígenas, além é claro de permitir simular o passeio em tamanho real pelo imóvel é bastante animador e instiga o mercado a continuar investindo na tecnologia.


Após a conclusão da reforma, uma outra grande vantagem se torna ser possível enxergar através das paredes, com o projeto 3D das instalações alinhadas ao imóvel, o que deve economizar custos com manutenção causada por canos furados sem querer e por novos projetos mal planejados em locais onde não se deveria alterar.


03 – Design de Interiores


A integração entre o Mercado Imobiliário e o do Varejo é maior a cada dia, sendo a realidade aumentada uma das grandes aliadas no processo de facilitação da tomada de decisão dos clientes.


Seja para entender se uma geladeira ou fogão cabem na cozinha, antecipar se um novo sofá irá combinar com os outros móveis ou apenas começar o namoro com a aquisição de uma nova TV maior para a sala, pode simular sem qualquer custo essas futuras modificações poupam tempo e geram facilidades para os consumidores, o que garante que a realidade aumentada terá um papel fundamental na aquisição de produtos para o lar, algo que muitas marcas pelo menos já chamam de AR-Commerce.


04 – Marketing e publicidade


Essa provavelmente foi a aplicação mais comentada ao longo do texto, pois é a mais simples de criar conexões e de visualizar os benefícios.


A realidade aumentada é muito utilizada no marketing e propaganda de um produto ou serviço por disponibilizar uma visão muito melhor e completa, além de informações detalhadas e simulações de uso.


Com isso, fica muito mais simples visualizar e entender o objetivo de uma empresa que presta serviço de instalações elétricas, aumentando e muito o potencial de vendas e de divulgação, atraindo novos olhares até mesmo de pessoas que não consideravam aquela compra. Tudo isso, sem perder a diversão que é por si só interagir com a tecnologia de última geração.


Ainda não entende como as tecnologias imersivas podem acelerar as suas vendas? Descubra agora.


Considerações finais


O texto de hoje abordou como é importante a realidade aumentada e, entre outros pontos, como é vantajosa a tendência de substituir as caras maquetes nos estandes de vendas, mostrando o impacto no mercado, seus benefícios e algumas aplicações mais comuns nos dias de hoje.


Porém, muito do investimento dependerá de como você e sua empresa utilizarão a tecnologia, quanto investimento de tempo e dinheiro será realizado para trazê-la, objetivos e metas do negócio, qual o ramo da empresa, entre muitos outros.


Portanto, utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto e aplique-as ao negócio, buscando explorar ao máximo essa nova tecnologia que tem muito a agregar a sua marca, aumentando sua autoridade, relevância e impacto no mercado.


 

A iTeleport é uma startup de tecnologia em Visita Virtual para o mercado imobiliário. Desenvolvemos soluções de ponta que acompanham todo o ciclo de vida de empreendimentos, desde o marketing de lançamentos até a revenda e locação. Com quatro anos de operação, a iTeleport possui franquias em 5 estados e já produziu mais de 1.000 Teleports pelo país.

 



AUTORES:

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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