Como a tecnologia de Realidade Virtual impacta o mercado imobiliário brasileiro e internacional.

 

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A internet representou uma grande transformação no mercado imobiliário mundial na medida em que proporcionou um aumento significativo nas possibilidades de pesquisa e comparação de características como preço dos imóveis, tamanho, número de cômodos, localização entre outras.

A organização da informação e a fácil seleção de critérios de pesquisa disponibilizados pelos mecanismos de busca do Google, Bing e também pelos Portais imobiliários, proporcionou aos compradores de imóveis um aumento significativo da capacidade de análise das alternativas.

A busca pelo imóvel deixou de ser um processo eminentemente de campo, onde o comprador costumava passear por um bairro à procura do seu imóvel, para ser um processo executado no local onde o interessado estiver.

Através da internet, utilizando qualquer dispositivo de acesso como computadores, tablets e principalmente os celulares, os clientes hoje podem filtrar as diversas ofertas de forma rápida de confortável.

Neste novo formato de seleção de imóveis, aqueles que não são comunicados adequadamente, que gerem dúvidas quanto a características importantes para o cliente, são simplesmente descartados com apenas um click.

É fácil imaginar que imóveis fora da internet e sem fotos têm uma menor probabilidade de receber visitas presenciais e menor chance ainda de serem vendidos ou alugados.

De forma inconsciente o cliente faz a conta do custo que representa de uma visita frustrada.

Ninguém quer perder tempo e dinheiro em deslocamentos desnecessários se tiver outras opções.

O Tour Virtual 3D/360 pode ser considerado atualmente como a melhor ferramenta para apresentar imóveis e, se consideramos que é verdade que “uma imagem fala mais do que mil palavras”, “falará muito mais” uma perspectiva 3D interativa, com mais de 1.000 fotos organizadas em formato 360°, com uma navegação suave e intuitiva, que gere uma sensação realista de estar dentro do imóvel.

A Realidade Virtual aplicada ao mercado imobiliário sinaliza com impactos ainda maiores que a própria internet. Esta nova tecnologia deve transformar o processo de compra nos próximos anos e modificar o comportamento de compradores, vendedores e de todos os envolvidos nesta cadeia em irreversível inovação.

Alguns desses impactos mais evidentes já estão acontecendo:

  1. Portais imobiliários e Softwares de Gestão de imobiliárias estão sendo modificados para apresentar os Teleports de forma mais destacada e integrada com as informações comerciais dos imóveis ofertados.
    • O @Moving Imóveis já disponibiliza a exibição do Tour Virtual de imóveis Prontos (lançamentos e usados) e para Projetos (na planta) tanto no Portal como no Aplicativo Android e IOS
    • O @Imovelweb, destacado na liderança tecnológica, além de oferecer acesso ao Tour Virtual 3D diretamente no Carrossel de fotos, já oferece um critério de busca que permite selecionar apenas os imóveis que têm essa mídia.
    • O @Grupo ZAP Viva Real, apesar de só exibir o Tour Virtual para Lançamentos imobiliários já identificou a necessidade de mercado e promete exibir esta nova tecnologia nos próximos meses também para os imóveis prontos para morar.
    • O @inGaia, um dos softwares de gestão de imóveis e CRM para imobiliárias mais utilizados no país, está em processo de desenvolvimento para a colocação do Tour Virtual 3D diretamente na ficha do imóvel não deixando o cliente se perder em sua jornada de compra.
    • Nido, Univen, Fantástiko e Lugar Certo exibem regularmente o Teleport e já desenvolvem mecanismos de publicação direta pelos próprios usuários.
    • O Portal da Rede @Netimóveis, presente em vários Estados do Brasil, exibe o Tour Virtual regularmente na ficha de cada imóvel, implementa o modelo americano de corretagem e suas imobiliárias associadas oferecem aos proprietários o Teleport em troca de períodos de exclusividade na vendas dos seus imóveis.

 

  1. Proprietários de imóveis, principalmente os de alto padrão e para locações de temporada, têm nos procurado cada vez mais para a realização do Teleport:
    • Como forma de evitar boa parte dos visitantes que tem mais curiosidade do que condições de comprar seus imóveis. O Tour Virtual atende perfeitamente às necessidades deste público e diminui os incômodos, principalmente quando o proprietário ainda mora no imóvel.
    • Locações de Imóveis de temporada já tem acontecido até mesmo sem a visita presencial dos interessados.

 

  1. Há um perceptível movimento de transformação nas imobiliárias que adotaram o Teleport como ferramenta de trabalho:
    • Na Vetorial de Caraguatatuba, por exemplo, os corretores agora atendem os clientes que visitam a imobiliária com o auxílio de televisores conectados aos seus notebooks e quando vão à casa dos interessados levam óculos de realidade virtual onde podem apresentar de forma imersiva as alternativas previamente selecionadas.
    • A redução de custos para os corretores é percebida por todos e apesar de não eliminar completamente a visita presencial, a redução das visitas infrutíferas significa economia direta no custo da venda.
    • A possibilidade de o cliente visitar diversos imóveis em sua própria casa, em conjunto com os demais familiares que também decidem a compra, aponta para a necessidade de mudança no perfil do corretor, menos influenciador e mais investigativo.
    • Este novo cenário exigirá do corretor e das imobiliárias competências mais estratégicas do que táticas, mais negociais do que logísticas, já que o cliente chegará à imobiliária com informações mais completas do imóvel e quase convencido de quais imóveis atendem as suas expectativas e a de todos da família.
    • O pré-vendas que se limitava a informar condições comerciais dos imóveis e conseguir o agendamento das visitas presenciais para os corretores, passará também a conduzir visitas virtuais orientadas por telefone através de links enviados por Whatsapp, e-mail, Facebook ou publicados diretamente nos sites das imobiliárias e nos Portais.
    • O marketing imobiliário dá sinais de maior profissionalização com o desafio de ligar características dos imóveis da carteira a perfis de clientes, tudo no mundo digital.

 

  1. As Construtoras e Incorporadoras já identificaram a oportunidade de antecipar Lançamentos Imobiliários, imóveis comercializados ainda na planta, usando o Tour Virtual 3D como ferramenta de venda.
    • Infinitamente mais barata, tem capacidade de alcançar via internet uma quantidade de potenciais clientes muito maior do que a folheteria tradicional ;
    • Atualmente o Teleport já substitui até a construção de Decorados dado o realismo e imersão que a Realidade Virtual proporciona.

A adoção da inovação tecnológica avançará em ritmo acelerado nos próximos anos com diversas alternativas tecnológicas para geração de Tours Virtuais 3D cada dia mais realistas.

Ferramenta de apoio às vendas

Constata-se que o Tour Virtual 3D, além de transmitir uma imagem de modernidade e sustentabilidade pela economia de tempo e de deslocamento que proporciona, será uma ferramenta estratégica de apoio às vendas, usado para descobrir as preferências e necessidades mais profundas dos clientes e ao mesmo tempo ofertar-lhes alternativas que melhor preenchem seus requisitos de compra.

A utilização dos Teleports será em larga escala e transformará as bases de competição neste segmento econômico.

Isso porque o Tour Virtual 3D proporciona a escolha de imóveis não só por atributos objetivos como número de quartos, salas ou banheiros, mas também por aspectos que só o cliente conhece.

São critérios de escolha difíceis de serem identificados até mesmo pelos corretores mais experientes porque muitas vezes nem são verbalizados pelos clientes. Por exemplo:

  • o padrão de acabamento aceitável e não aceitável;
  • o quanto o imóvel reaviva as suas boas lembranças do passado;
  • as possibilidades de uso alternativo de cômodos e espaços disponíveis que só são percebidos pelo cliente durante a visita;
  • a disposição dos cômodos em função de necessidades específicas e não mencionadas pelo cliente.

Existe uma infinidade de outros “insights” muito mais subjetivos e emocionais que o Teleport é capaz de proporcionar, principalmente quando a visita virtual é realizada em conjunto com os demais decisores da compra.

Neste novo cenário competitivo, somente os imóveis presentes na internet que conseguirem comunicar singularidades, isto é, evidenciar características de valor para os clientes, tanto objetivas como subjetivas, terão chance de serem selecionados e alguma probabilidade de serem vendidos ou alugados.

Neste contexto o Teleport representará um efetivo diferencial competitivo porque reduz custos e diminui o prazo de fechamento do ciclo de vendas pela antecipação das visitas aos imóveis, pela capacidade de atender a um número maior de clientes e, consequentemente, levando a um aumento na concretização de negócios imobiliários.

 

Evidentemente,  os maiores lucros estarão com aqueles que primeiro incorporarem o uso desta nova tecnologia aos seus processos de corretagem imobiliária.

Willes de Toledo
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