Tempo de leitura: 4 minutos

O uso de tecnologias vem sendo essencial para atravessar essa difícil fase de pandemia. Mais uma vez, a iTeleport abre caminhos capazes de driblar essa e outras situações adversas.

Confira, a seguir, o impacto positivo do nosso trabalho na Pinacoteca de São Paulo.

 

Pinacoteca… Agora um Museu Virtual

Em tempos de coronavírus, é possível passear de “mãos dadas” por um museu. Como? Com a realidade virtual, que hoje é uma companheira cada vez mais assídua dessa fase tão desafiadora! Já que não é possível viajar ou se deslocar fisicamente, olhar para outros horizontes através da mente é uma necessidade real.

Nesse aspecto, a ferramenta da realidade virtual está se transformando num poderoso mecanismo para o momento atual. Apesar da iTeleport ter, atualmente, foco no mercado imobiliário outros setores estão aderindo à essa tecnologia. Um bom exemplo disso foi o trabalho desenvolvido para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que ganhou, inclusive, destaque no noticiário do prestigioso telejornal da CNN.

Para esse museu, foi utilizada a solução TELEPORT SCAN, que é o nome da vivência virtual da iTeleport em imóveis prontos. Nesse tipo de solução, a empresa utiliza tecnologia de escaneamento tridimensional integrada a equipamento fotográfico de alta definição para digitalizar ambientes reais, disponibilizando, por fim, o conteúdo de forma interativa online.

 

Arte Online Gera Boom de Visitações

Nessa lógica, Jochen Volz, diretor do museu, destaca que o número de acessos do site pulou de mil para cinco mil no último mês de março. Segundo ele, os internautas têm uma experiência completa de visitação: em alta resolução, inclusive dos detalhes, obra por obra, como “Antropofagia”, de Tarsila do Amaral, e “Saudade”, do pintor paulista Almeida Junior, entre outros destaques.

Ademais, o psicólogo Fred Mattos afirmou: “Em tempos de reclusão e isolamento, tendemos a ficar mais depressivos e calados, mas experimentar a arte é uma maneira de iluminar o espírito, despertar a criatividade e retomar uma sensação de alegria”. Isso esclarece ainda mais a importância da tecnologia, como a presente em nossas soluções, para a vida humana.


Tecnologia é aliada dos museus, que seguem fechados durante quarentena

 

Tecnologia Também Como Guia de Turismo

Além da visualização do acervo, é possível ler informações relevantes de cada obra através das tags multimídia que são elencadas em cada uma delas. Existem inúmeras possibilidades de inserção de tags, como vídeos, áudios e narrações.

Dessa forma, a ferramenta é útil em todos os momentos: antes, durante e depois de uma visita presencial, auxiliando o visitante, o museu e o guia de turismo.

Outro aspecto a ser levado em conta é que quase todos possuem algum dispositivo móvel, portanto, é possível passear pelo museu de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora do dia (24/7), pois o Teleport fica disponível online no nosso site e no site do museu.

Com isso, concluímos o quão poderosa essa experiência virtual pode ser e, o mais importante, convidamos você a experimentá-la!

 


 

A iTeleport é uma startup de tecnologia em Vivências Virtuais para o mercado imobiliário. Desenvolvemos soluções de ponta que acompanham todo o ciclo de vida de empreendimentos, desde o marketing de lançamentos até a revenda e locação. Com quatro anos de operação, a iTeleport possui franquias em 5 estados e já produziu mais de 1.000 Teleports pelo país.

 


 

AUTORES:

Camila Niko Chaibub – Corretora de imóveis, Assessora de imprensa & Evangelista iTeleport

Jurandi Campelo – Analista acadêmico e pesquisador