Buscar o nosso próximo imóvel ideal não é uma tarefa fácil, pois envolve ponderar uma boa dose de fatores Objetivos e Subjetivos antes de decidirmos visitar as primeiras opções que nos aparecem.

 

Os fatores Objetivos normalmente estão relacionados àqueles fatores que são essenciais, sem os quais não dá nem para considerar um imóvel durante a busca. Já os mais Subjetivos são aqueles ligados à nossa percepção do que torna a vida mais gostosa – que variam muito de pessoa para pessoa.

 

1. FATORES OBJETIVOS

 

Fatores Objetivos são os mais óbvios para quem está decidindo, por exemplo, a quantidade mínima de dormitórios, o valor do aluguel e condomínio, o valor de venda ou a distância até o trabalho, se o condomínio aceitas Pets, entre outros. Assim, se a prioridade for maximizar um investimento, procuramos indicadores do desenvolvimento futuro das várias regiões para comparar o valor do m², o valor médio de aluguel praticado, e então ter base para avaliar os bons negócios, para tal há o índice FipeZap (http://www.zap.com.br/imoveis/fipe-zap-b/).

 

Também há a questão do investimento, que não deve nunca deve exceder a capacidade de pagamento, para o qual podemos utilizar calculadoras online, como a plataforma Canal do Credito (https://www.canaldocredito.com.br/), que compara financiamento em vários bancos. Todos esses são fatores bastante objetivos e que para a maioria deles já existem filtros nos portais para auxiliá-lo a encontrar o que um imóvel deva ter minimamente.

Fipezap

O problema na busca do imóvel ideal vem quando você filtra bastante esses fatores objetivos e ainda te sobram 500 opções – especialmente em cidades grandes como São Paulo. Nesse momento a busca do imóvel começa a ficar frustrante e desmotivadora, pois o mar de opções é muito grande e é óbvio que não haverá tempo para visitar a mínima parte do que foi filtrado.

 

2. FATORES SUBJETIVOS

 

Neste momento começamos a ponderar mais os fatores Subjetivos, aqueles que compõem os prazeres e desejos do dia-a-dia, onde nos sentiremos bem com o menor deslocamento no cotidiano. Se a pessoa é jovem e muito animada, provavelmente se sentirá melhor em uma região com bares, casas de show e universidades. Se não possui transporte próprio, o metrô vira requisito. Se há moradores que precisam de cuidados com regularidade, buscamos acessibilidade das instalações, hospitais e farmácias próximas com convênio. Quando juntamos todos estes fatores, conseguimos identificar um bairro que tem a nossa cara.

 

Essa parte do trabalho ainda é pouco automatizada em termos de tecnologia, e há muito para melhorar. Uma tecnologia que gosto bastante, mas ainda pouco utilizada é o WalkScore (https://www.walkscore.com/), que oferece uma pontuação para a região ao redor de um endereço com base na quantidade de estabelecimentos úteis para o dia-a-dia. Tradicionalmente quem nos ajuda nessa tarefa é o corretor de imóveis – ainda que de maneira pouco estruturada.

Casa no Condomínio Forest Hills

 

Após uma longa jornada de auto-entendimento, ponderação de fatores Objetivos e Subjetivos, isso tudo junto com a sua família, invariavelmente há o último desafio, que é o mais custoso, demorado e com frequência também o mais frustrante: Você precisará ir até cada um destes imóveis para saber se gosta de verdade ou não.

 

3. VISITAÇÃO AOS IMÓVEIS

 

As fotografias tradicionais, por mais profissionais e bonitas que sejam, não são capazes de apresentar de maneira clara um imóvel à distância, é muito difícil hoje em dia entender a disposição interna dos cômodos, conhecer a vista de cada janela e o estado de conservação geral de um imóvel. E o pior, normalmente as poucas fotos são ainda muito mal tiradas, não é mesmo? É comum encontrar imóveis de 150m² com apenas 5 fotos do interior. Para este problema, a tecnologia ideal sem dúvida é a iTeleport (https://www.iteleport.com.br/), que é capaz de simular com perfeição uma visita presencial.

Opções de visualização de um imóvel

Estamos tornando possível dar um fim a toda burocracia de agendamentos, retirada de chaves em horário comercial, e claro, as diversas visitas infrutíferas. É possível visitar dezenas de imóveis dentro da própria imobiliária, junto com os corretores, em apenas 1 hora, para então decidir quais valem a pena de fato visitar presencialmente. E se você gostar de um imóvel, também é possível retornar a ele com o resto da família instantaneamente.

 

Acreditamos que no futuro este seja o padrão em todo o mundo. Para os interessados na compra é uma grande comodidade, para as imobiliárias é um diferencial de qualidade de atendimento, e para os proprietários uma poderosa ferramenta de destaque para vender mais rápido já que terão muito mais visitas ao imóvel sem toda a burocracia tradicional. Anúncios com nossa tecnologia são visitados por até 10x mais tempo do que anúncios apenas com fotografias. (http://www.nytimes.com/2016/02/14/realestate/virtual-reality-to-sell-homes.html?_r=1)

 

Cada mês de um imóvel parado é um ônus pesado ao proprietário. Custos mensais e o custo de oportunidade pode deixar a conta alta. Como exemplo, um imóvel com valor de R$500.000, se estivesse aplicado na poupança com 0,5% am estaria rendendo R$ 2.500. Então além de não estar aplicando ou recebendo aluguel, precisa continuar pagando o condomínio, IPTU e manutenção (no mínimo uma faxineira de tempos em tempos para receber as visitas). O rombo cresce rápido no bolso, por isso, investir em marketing e tecnologias de exposição compensa para qualquer valor de imóvel, seja para vender ou alugar mais rápido.

4. CULTURA BRASILEIRA DE NEGOCIAÇÃO DE IMÓVEIS DIFICULTA A BUSCA

 

No Brasil, há ainda um outro fator de lentidão para se vender ou alugar, que é a crença de que divulgar em diversas imobiliárias é o melhor a se fazer. Porém o que a maioria dos proprietários não percebe é que divulgando em várias, nenhuma delas terá segurança de investir em materiais promocionais que embelezem o imóvel e o vendam mais rápido. As melhores imobiliárias costumam dispor de um arsenal de marketing interessante, porém não podem utilizar sem exclusividade, com receio de que outras aproveitem seus investimentos e acabem levando toda a comissão.

 

É comprovado por pesquisas do SECOVI que os imóveis anunciados com exclusividade vendem mais rápido, e no mercado americano a exclusividade é o padrão, o que torna a média de dias no mercado por lá como 50% da média brasileira. Ainda será necessário alguns anos para que as pessoas caiam em si.

A iTeleport então atua em ambas as frentes. Auxiliamos tanto os proprietários a divulgar a visita online nas várias imobiliárias, como também damos às imobiliárias uma nova ferramenta para garantirem mais exclusividades a um baixo custo, além de melhorarem seu padrão de atendimento e serem cada vez mais recomendadas pelos interessadas.

 

5. PORTAIS ESPECÍFICOS

 

A busca pelo imóvel ideal também pode ser facilitada olhando para portais mais específicos, focados no tipo de imóvel que se está buscando.

– Aluguel temporário de Flats – São Paulo Flat (http://www.saopauloflat.com/pt)

– Aluguel fácil de apartamentos – Quinto Andar (https://www.quintoandar.com.br/)

– Economia máxima na compra – Proprietário Direto (http://www.proprietariodireto.com.br/)

 

6. OUTRAS TECNOLOGIAS

 

Tecnologias de Realidade Aumentada para placas de “vende-se” e “aluga-se” também são estão aos poucos sendo adotadas, pois permitem que quando gostamos de um imóvel andando na rua, possamos na hora apontar o celular para a placa e obter maiores informações, como fotos, planta baixa, preço e metragem, sem precisar ligar para a imobiliária ou agendar uma visita. Com grande agilidade é possível se informar e decidir se é pra você ou não.

Tecnologias de Realidade Aumentada para placas de “vende-se” e “aluga-se” também são estão aos poucos sendo adotadas, pois permitem que quando gostamos de um imóvel andando na rua, possamos na hora apontar o celular para a placa e obter maiores informações, como fotos, planta baixa, preço e metragem, sem precisar ligar para a imobiliária ou agendar uma visita. Com grande agilidade é possível se informar e decidir se é pra você ou não.

Nos Estados Unidos, o mercado é muito mais desenvolvido e tudo que falei já é amplamente utilizado. Há empresas start-ups se focando hoje em cada uma das partes do processo de compra, aluguel e venda de imóveis. Há tecnologias específicas que:

– Estimam o custo de vida em cada região – TLC Engine (http://www.tlcengine.com/)

– Permitem customizar imóveis virtualmente para pensar a ocupação dos espaços – Rooomy (http://www.rooomy.com/)

– Organizam as informações dos empreendimentos para identificar o real valor do negócio – Compstack (https://compstak.com)

 

7. CONCLUSÃO

 

Quanto mais rápida e facilmente pudermos discernir entre as incontáveis opções de imóveis e pudermos visitá-los, mais próximos de encontrar o imóvel ideal nós estaremos!

 

Apesar de tanta modernidade, não importa quanta tecnologia tenhamos disponível se as imobiliárias não puderem as utilizar.

 

Sem a exclusividade e a segurança de investimento para as imobiliárias – ou sem proprietários investindo por si próprios – as alavancas tecnológicas terão dificuldade de chegar aos interessados, o que apenas joga contra a própria velocidade e valor final da venda.

 

Não perca as novidades

Leia também no blog da iTeleport