Tempo de leitura: 10 minutos

Estar em casa não é mais motivo para deixar de conhecer ou relembrar lugares especiais.

Entenda, a seguir, como a iTeleport está mudando a forma de promover experiências em locais incríveis!

iTeleport, Belotur e UNESCO

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, tem disponibilizado, desde o dia 17 de abril, a visita virtual de alguns dos mais adorados pontos turísticos da cidade, começando pelo Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Mundial da Unesco na Categoria Paisagem Cultural.

Com isso, a estreia foi a Igreja São Francisco de Assis, conhecida carinhosamente por Igrejinha da Pampulha, na sequência foram disponibilizadas visitas virtuais à Casa Kubitschek, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha e Iate Tênis Clube.

Nesse sentido, Gilberto Castro, presidente da Belotur, comentou: “A indicação do isolamento social, devido à pandemia do Covid-19, tem mexido com a rotina de milhares de pessoas no mundo inteiro, inclusive no que diz respeito à cultura e ao entretenimento. Essas visitas são mais uma opção de lazer para o cidadão e turista. Para quem já visitou os atrativos pessoalmente, é uma oportunidade de perceber novos detalhes, ângulos e informações. Para quem ainda não conhece, é a chance de descobrir esses espaços e suas histórias.”

 

REALIDADE VIRTUAL COMO UMA EXPERIÊNCIA ARQUITETÔNICA E HISTÓRICA

Conforme a fala de Gilberto Castro, “quem acessar a página das visitas vai se deparar com uma verdadeira experiência de realidade virtual. Esse modelo une imagens aéreas, captadas por drones, e fotos 360° feitas em solo, que criam uma visitação interativa com alto grau de imersão e realismo”.

Acontece que cada um dos atrativos ganhou registros outdoor e indoor. Isso significa que não só os salões, obras e espaços internos poderão ser apreciados, mas também os jardins de Burle Marx, os traços arquitetônicos e tudo que compõe a paisagem da região. Segundo a Unesco, o conjunto da Pampulha tem importante significado para as gerações presentes e futuras da humanidade, pois representa um marco da história da arquitetura mundial, da História Brasileira e Americana.

Para Fabíola Moulin, secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, o Conjunto da Pampulha posiciona Belo Horizonte como referência na cultura e arquitetura internacional e por isso quis que população usufruísse do passeio para que pudesse se encantar novamente ou até pela primeira vez.

Ademais, “Esse trabalho representou um marco para nossa empresa. Ficamos muito orgulhosos de proporcionar esses passeios para o mundo. Convido todos a terem esse prazer, ao alcance de um clique, pela tela do computador ou do celular” convida Francisco Toledo, CEO da iTeleport.

 

COMO SOBREVOAR E ADENTRAR O CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA?

Você está iniciando um passeio virtual pelo Conjunto Moderno da Pampulha.

Você verá toda a Lagoa da Pampulha e cada uma das obras arquitetônicas que compõe o Conjunto.

Com o botão esquerdo do mouse pressionado, se estiver no computador, ou com o dedo, se estiver no celular, será possível movimentar todo o espaço apresentado.

Clicando em qualquer ponto do mapa tridimensional você terá acesso a um passeio aéreo por toda a região da Lagoa da Pampulha, apreciando a beleza das construções de Oscar Niemeyer.

Ao clicar nos Pins, sobre cada um dos prédios históricos, você poderá fazer uma visita em detalhes ao interior de cada um deles.

As setas e o mouse podem ser utilizados para explorar dezenas de  pontos de vista de cada local, enquanto o uso do zoom permite uma visualização ainda mais detalhada de cada ponto de vista.

As tags, pequenos círculos distribuídos por todos os ambientes, orientam o visitante, trazendo informações relevantes sobre as obras de arte e curiosidades.

No canto superior esquerdo da tela, você encontrará um diretório organizado com a lista de tags de cada equipamento público e com fotos dos destaques, que, quando clicadas, levarão você até o ponto de vista apresentado.

Para voltar à visão aérea, basta clicar no canto superior direito da tela e, para ver novamente todo o espaço 3D, clique no ícone localizado no canto inferior direito”

Com essas dicas, você pode desfrutar ao máximo da oportunidade de se ter uma viagem virtual completa por esse patrimônio do Brasil e de todo o Planeta.

Não deixe de experimentar e compartilhar com seus familiares e amigos!


 

A iTeleport é uma startup de tecnologia em Vivências Virtuais para o mercado imobiliário. Desenvolvemos soluções de ponta que acompanham todo o ciclo de vida de empreendimentos, desde o marketing de lançamentos até a revenda e locação. Com quatro anos de operação, a iTeleport possui franquias em 5 estados e já produziu mais de 1.000 Teleports pelo país.


 

AUTORES:

Camila Niko Chaibub – Corretora de imóveis, Assessora de imprensa & Evangelista iTeleport

Jurandi Campelo – Analista acadêmico e pesquisador